O Cavalheiro de Sousa Coutinho tem a honra de transmitir a Mr. Canning a tradução fiel do relatório feito ao Governo Supremo do Porto pelo General português Bernardim Freire de Andrade, datado do Quartel-General da Lourinhã em 25 de Agosto, com a inclusa que lhe foi dirigida por Sir Hew Dalrymple, datada do Quartel-General do Ramalhal a 23 de Agosto.
O abaixo assinado já comunicou à Secretaria da Guerra a cópia por ele rubricada dos artigos da suspensão de armas assinada a 22 de Agosto por Sir Arthur Wellesley e pelo General francês Kellermann; e remeteu a Mr. Hammond a tradução do ofício que o abaixo assinado recebeu do Governo Supremo do Porto, com os sentimentos do qual não pode deixar de concordar nem de pedir a Sua Excelência [para que] queira fazer-lhe saber a resolução que o Governo britânico tiver tomado a respeito desta infeliz transacção, tão pouco conforme aos direitos de Sua Alteza Real, aos esforços dos seus vassalos para lhe restituir o reino completamente, aos sentimentos expressos por Sir Arthur Wellesley na sua proclamação, quando desembarcou em Portugal, e tão pouco análoga à brilhante e gloriosa vitória que acabava de alcançar em 21 de Agosto.
O abaixo assinado aproveita esta ocasião para repetir a Sua Excelência a segurança da sua subida consideração.
O Cavalheiro de Sousa Coutinho
Londres, 3 de Setembro de 1808.
[Fonte: Julio Firmino Judice Biker, Supplemento á Collecção dos Tratados, Convenções, Contratos e Actos Públicos celebrados entre a Corôa de Portugal e as mais Potências desde 1640 - Tomo XVI, Lisboa, Imprensa Nacional, 1878, pp. 72-73 (texto original em francês e tradução em português)].