domingo, 15 de maio de 2011

Comunicado de Lagarde com notícias relativas ao Algarve (15 de Maio de 1808)





Boletim n.º 14 


Lisboa, 15 de Maio de 1808


Faro


O Corregedor Mor dos Algarves escreveu-me, a 11 de Maio, que aquela província desfruta duma grande tranquilidade e que o espírito dos seus habitantes é bom; e que lhe será fácil indicar-me brevemente alguns malévolos que podem desejar a desordem. 
Foram encontradas, na costa do mar perto de Albufeira, algumas arcas contendo papéis pertencentes ao governo de Havana. 
Estas arcas parecem ter permanecido muitos dias no mar. Fizemo-las secar para transportá-las para Lisboa. 
Entre esses papéis estão alguns relativos às comunicações secretas do Príncipe da Paz com a Inglaterra; donde se pode conjecturar, nas circunstâncias actuais, que arribando os escritos como se fosse de propósito, talvez não venham da América; mas sim que foram lançados ao mar na [costa da] Espanha, assegurando-se que abordassem à costa de Portugal; e que chegariam daí ao seu destino. 
Foi ao Secretário de Estado, Mr. Hermann, que o Corregedor Mor dos Algarves enviou estas arcas. 

[Fonte: António Ferrão, A 1ª invasão francesa : a invasão de Junot vista através dos documentos da Intendência Geral da Polícia, 1807-1808: estudo politico e social, Coimbra: imprensa da Universidade, 1923, p. 346-347; Alberto Iria, A Invasão de Junot no Algarve (Subsídios para a História da Guerra Peninsular), Lisboa, Tip. Inácio Pereira Rosa, 1941, pp. 371-372 (doc. 49). Traduzimos o texto original (em francês) desta última fonte].

Aviso circular de Mr. Hermann para convocar os magistrados à casa de Junot (15 de Maio de 1808)




Tendo feito presente ao Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor General em Chefe do Exército de Portugal os desejos que o tribunal significou de cumprimentar a Sua Excelência pela ocasião da participação da carta da Deputação portuguesa, datada de 27 de Abril […] passado, tem determinado o dia de Terça-feira, 19 do corrente, pela uma hora da tarde, para receber os ministros desse tribunal. O que participo a Vossa Senhoria para que assim o faça constar.
Secretaria de Estado dos Negócios do Interior, 15 de Maio de 1808. 

Francisco António Hermann [sic