Lavos, 8 de Agosto de 1808
Meu Senhor:
Tenho a honra de vos informar que o Major General Spencer chegou à baía do Mondego na noite do passado dia 5, e foi seguido por uma parte do corpo debaixo do seu comando no dia 6, chegando a restante no dia 7, e todos desembarcaram entre ontem e hoje. O General Spencer tinha determinado embarcar, em obediência às instruções de Vossa Senhoria do dia 30 de Junho, no dia 21 de Julho, quando recebeu as notícias da derrota de Dupont, e por isso não chegou a receber as instruções que lhe tinha dirigido no dia 26 de Julho, cuja cópia transmiti a Vossa Senhoria na minha última carta.
Recebi a carta de Vossa Senhoria do dia 21 de Julho, e já pedi aos Capitães que comandam os navios de Sua Majestade que estão junto ao Cabo Finisterra para comunicarem a todas as embarcações e comboios que venham da Inglaterra que o exército sob o meu comando tinha desembarcado na baía do Mondego.
Tenciono começar a minha marcha depois de amanhã, e tenho a honra de incluir uma cópia duma carta, que deixo aqui para que seja entregue a Sir Harry Burrard, na qual lhe informo do estado das circunstâncias em Espanha e Portugal, de acordo com os conhecimentos que consegui obter. Enviei uma cópia desta carta a Sir Hew Dalrymple.
Tenho a honra de ser, etc.
Arthur Wellesley
[Fonte: Lieut. Colonel Gurwood (org.), The Dispatches of Field Marshal the Duke of Wellington, K. G. during his various campaigns in India, Denmark, Portugal, Spain, the Low Countries, and France, from 1799 to 1818 – Volume Fourth, London, John Murray, 1835, pp. 52-53].