segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Carta do General Wellesley a Lord Castlereagh, secretário de Estado da Guerra (8 de Agosto de 1808)




Lavos, 8 de Agosto de 1808



Meu Senhor:

Tenho a honra de vos informar que o Major General Spencer chegou à baía do Mondego na noite do passado dia 5, e foi seguido por uma parte do corpo debaixo do seu comando no dia 6, chegando a restante no dia 7, e todos desembarcaram entre ontem e hoje. O General Spencer tinha determinado embarcar, em obediência às instruções de Vossa Senhoria do dia 30 de Junho, no dia 21 de Julho, quando recebeu as notícias da derrota de Dupont, e por isso não chegou a receber as instruções que lhe tinha dirigido no dia 26 de Julho, cuja cópia transmiti a Vossa Senhoria na minha última carta.
Recebi a carta de Vossa Senhoria do dia 21 de Julho, e já pedi aos Capitães que comandam os navios de Sua Majestade que estão junto ao Cabo Finisterra para comunicarem a todas as embarcações e comboios que venham da Inglaterra que o exército sob o meu comando tinha desembarcado na baía do Mondego.
Tenciono começar a minha marcha depois de amanhã, e tenho a honra de incluir uma cópia duma carta, que deixo aqui para que seja entregue a Sir Harry Burrard, na qual lhe informo do estado das circunstâncias em Espanha e Portugal, de acordo com os conhecimentos que consegui obter. Enviei uma cópia desta carta a Sir Hew Dalrymple.
Tenho a honra de ser, etc.

Arthur Wellesley