domingo, 28 de agosto de 2011

Carta do Major Aires Pinto de Sousa ao General Bernardim Freire de Andrade (28 de Agosto de 1808)



Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor: 

Quando a carta de Vossa Excelência me chegou já eu tinha tratado os assuntos que aqui me trouxeram com o General inglês, e em consequência posso por entanto somente dizer a Vossa Excelência que ele me [as]segurou que só esta tarde poderia responder alguma coisa sobre a combinação de movimentos, e que desejava saber as averiguações dos caminhos, assim de Alenquer como da borda d'água, a que Vossa Excelência mandou proceder, e por isso será conveniente que, a ter vindo Luís Gomes, Vossa Excelência comunique o mais depressa possível o fruto da sua digressão ao General inglês; quanto ao que agora recebo só depois de jantar poderei talvez comunicar-lhe; em tudo creia Vossa Excelência que não me descuido; porém depois de me remeterem para esta tarde se decidir o negócio principal, por duas horas mais, parece que não me deverei arriscar a parecer inoportuno. 
Deus guarde a Vossa Excelência como lhe deseja este. 

De Vossa Excelência súbdito amigo reverente,
Aires Pinto de Sousa.

Agosto, vinte e oito de mil oitocentos e oito.

[Fonte: Luís Henrique Pacheco Simões (org.), "Serie chronologica da correspondencia diplomatica militar mais importante do General Bernardim Freire de Andrade, Commandante em Chefe do Exercito Portuguez destinado ao resgate de Lisboa com a Junta Provisional do Governo Supremo estabelecido na cidade do Porto e o Quartel General do Exercito Auxiliar de S. Magestade Britanica em Portugal", in Boletim do Arquivo Histórico Militar - Vol. I, Lisboa, 1930, pp. 153-227, pp. 214-215 (doc. 42)].