quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Notícias publicadas na Gazeta de Lisboa (17 de Agosto de 1808)



Lisboa, 17 de Agosto 


Ontem, pelas 5 horas da manhã, é que o Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Duque de Abrantes partiu para o seu Exército, a fim de certificar-se pessoalmente do que vem a ser esse desembarque de ingleses efectuado na Figueira, e que ainda não se adiantou, sem embargo de se dar aí por feito há mais de 15 dias.
Sua Excelência não estará por muito tempo ausente, segundo todas as aparências; porque parece estar no intento de colocar-se de sorte que possa ficar repartido entre a capital e o Exército, já para ter mão em tudo, por uma parte; já para dirigir tudo, pela outra, com a sua presença. É pois de esperar que dentro de poucos dias tornemos a ver aqui o General em Chefe.
Já se receberam, duas vezes, notícias de Vila Franca e de outras partes mais para lá; Sua Excelência ficou mui satisfeito do excelente espírito dum Exército tantas vezes vitorioso e que só mostra um ardente desejo de combater com inimigos que, de 15 anos a esta parte, não tem posto pé no Continente sem nele encontrar algum desastre.
Continua reinar a maior quietação em Lisboa, onde ficou uma guarnição francesa bem respeitável, com precauções mui adequadas às circunstâncias. 
Sua Excelência, ao tempo da sua partida, mandou publicar e espalhar por toda a parte as duas peças seguintes:


Precedentemente se tinha aqui publicado a carta seguinte:



[Fonte: 2.º Supplemento à Gazeta de Lisboa, n.º 3, 17 de Agosto de 1808].