terça-feira, 14 de junho de 2011

Boney and his horse Talley - returning to Paris with a Spanish Cargo, caricatura de Charles Williams (14 de Junho de 1808)



Boney e o seu cavalo Talley regressando a Paris com uma carga espanhola.
Caricatura de Charles Williams, publicada a 14 de Junho de 1808.

Depois de em Bayonne ter obtido a coroa de Carlos IV (que jaz a seus pés), Napoleão regressa triunfalmente a Paris, conduzindo uma pequena carruagem cuja roda dianteira passa por cima duma "Declaração de Amizade à Família Real da Espanha", papel este que, por sua vez, está sobre uma espada. No banco da frente, ao lado do Imperador, vão sentados o velho Carlos IV e a sua esposa D. María Luísa, a qual ainda ostenta a sua coroa, enquanto no banco de trás estão sentados D. Fernando VII e o Príncipe da Paz D. Manuel Godoy, ambos ligados por correntes de ferro presas ao pescoço. Estes últimos trocam olhares atónitos, aparentemente porque Napoleão acaba de dizer: Podeis estar seguros, faço tudo isto pelos vossos bens. De facto, na bagageira da carruagem encontram-se empilhados e lacrados com o selo do Imperador os "bens do bom velho Rei", os "bens da amável Rainha", os "bens do Príncipe das Astúrias", e um saco, quase tão grande com os três outros volumes, com os "bens do Príncipe da Paz"
Finalmente, apesar da caricatura representar Talleyrand metamorfoseado em cavalo a puxar a carruagem, devemos voltar a dizer que este opunha-se aos planos de Napoleão em relação à Espanha, e que por tal motivo tinha sido afastado, no ano anterior, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da França.


Pormenor




Outras digitalizações: