Quartel-General, Vimeiro, 21 de Agosto.
O Tenente-General Sir Arthur Wellesley dá os parabéns ao exército pela vitória assinalada que este obteve hoje sobre o inimigo, e retribui-lhe os mais calorosos agradecimentos pela sua conduta determinada e heróica. Ele experienciou o prazer mais sincero ao testemunhar vários exemplos da bravura dos corpos, e destaca em particular o comportamento distinguido da Real Artilharia; do Regimento n.º 20 de Dragões ligeiros; dos Regimentos 36.º, 40.º, 2.º Batalhão do 52.º, 60.º, 71.º, 82.º, 2.º Batalhão do 95.º, e 97.º.
O Tenente-General terá o maior prazer em repetir ao Comandante em Chefe* a bravura revelada por todas as tropas, e a alta sensação que desfruta pela sua louvável e excelente conduta durante todo o dia.
[Fonte: The National Register, n.º 36, September 4, 1808, p. 572; Rev. James Wilmot Ormsby, An Account of the Operations of the British Army and of the State and Sentiments of the People of Portugal and Spain, during the campaigns of the years 1808 & 1809 - In a series of letters - Vol. II, London, Printed for James Carpenter, pp. 196-197].
__________________________________________________________
Nota:
* Apesar de Dalrymple ter sido nomeado como Comandante em Chefe deste exército britânico, parece-nos que a ordem do dia refere-se aqui a Sir Harry Burrard (segundo no comando), que desembarcara na praia do Porto Novo (a oeste do Vimeiro) durante a tarde do dia 21 de Agosto, e que assumira (já depois da batalha) a chefia do comando do exército até aí comandado por Wellesley. De facto, Wellesley escreveu ainda nesse dia um ofício a Burrard sobre toda a batalha do Vimeiro (dado que Burrard só testemunhara o final da mesma), repetindo-lhe as mesmas menções que são feitas nesta ordem do dia aos Regimentos britânicos que se destacaram nessa ocasião.
Dalrymple, por outro lado, acabaria por chegar à mesma costa nessa mesma noite, tendo desembarcado na manhã seguinte, e só então assumindo o comando principal deste exército.