Vimeiro, seis da manhã de 21 de Agosto de 1808
Meu caro Senhor:
Sir Harry Burrard irá provavelmente informar Vossa Senhoria sobre as razões que o induziram a chamar o corpo de Sir John Moore para auxiliar o nosso exército, que consiste em 20.000 homens, incluindo o exército português, que se juntou a nós nesta manhã apesar das anteriores determinações contrárias, número este que estou convencido que se opõe a 12.000 ou a 14.000 franceses; e Sir Harry Burrad determinou que o exército permaneça aqui até que chegue o corpo de Sir John. Contudo, facilmente acreditareis que esta determinação não é conforme com a minha opinião, e somente queria que Sir Harry tivesse desembarcado e visto as coisas com os seus próprios olhos, antes de fazer tal determinação.
A brigada do General Acland desembarcou na noite passada.
Os franceses estão em Torres Vedras e à sua volta. O corpo de Junot, que finalmente chegou, é a guarda avançada, e os outros estão na retaguarda, próximo do terreno para onde se retirou Laborde depois da batalha do dia 17.
Acreditai em mim, etc.,
Arthur Wellesley
[Fonte: Lieut. Colonel Gurwood (org.), The Dispatches of Field Marshal the Duke of Wellington, K. G. during his various campaigns in India, Denmark, Portugal, Spain, the Low Countries, and France, from 1799 to 1818 – Volume Fourth, London, John Murray, 1835, p. 92].