Ramalhal, 23 de Agosto de 1808.
Tenho a honra de vos informar que um acordo para suspensão de hostilidades entre o exército britânico e o francês, preliminar aos preparativos duma Convenção para a evacuação de Portugal por parte do exército francês, foi assinado na noite passada segundo ordens do Comandante em Chefe [Dalrymple].
O Comandante em Chefe deseja que vos informe que ele recebeu ordens para enviar para a Inglaterra todos os transportes de cavalos que agora se encontram em Portugal, com a excepção daqueles que trouxeram o regimento n.º 18 de dragões ligeiros, deduzindo ele que recebereis ordens do Almirante [Cotton] para enviá-los para a Inglaterra sem demora. Ele deseja ainda que todos os outros transportes que estão no rio Mondego, no Porto, ou na costa da Maceira, sejam levados para a boca do Tejo imediatamente; e pediu-me para requerer que dareis ordens para que eles partam para aquele destino.
Tenho a honra de ser,
Arthur Wellesley
[Fonte: Lieut. Colonel Gurwood (org.), The Dispatches of Field Marshal the Duke of Wellington, K. G. during his various campaigns in India, Denmark, Portugal, Spain, the Low Countries, and France, from 1799 to 1818 – Volume Fourth, London, John Murray, 1835, pp. 103-104].