Lourinhã, 18 de Agosto de 1808
Meu caro Senhor:
Os meus ofícios de ontem e de hoje informar-vos-ão sobre o estado das circunstâncias aqui. Nunca vi uma luta tão desesperada como no ataque que fez Lake à passagem [no alto das montanhas], e nos três ataques que os franceses fizeram sobre as nossas tropas nas montanhas. Estes ataques foram feitos no seu melhor estilo, e as nossas tropas defenderam-se admiravelmente; e se as dificuldades do terreno não me tivessem impedido de levar um número suficiente de tropas e de canhões, teríamos tomado todo o exército.
Eles dizem que os franceses perderam 1.500 homens, o que é um número grande; mas penso que que eles tinham mais de 6.000 homens na acção.
Logo que Anstruther desembarque, dar-vos-ei uma conta do que resta do exército francês; mas receio que não conseguirei obter uma vitória completa; isto é, não conseguirei destruí-lo completamente pela falta de cavalaria
Acreditai em mim, etc.
Arthur Wellesley
P.S.: Incluo uma carta para o sr. Borough sobre a morte de Lake, e uma para Lord Longford, onde lhe digo que o seu irmão encontra-se bastante bem.
[Fonte: Lieut. Colonel Gurwood (org.), The Dispatches of Field Marshal the Duke of Wellington, K. G. during his various campaigns in India, Denmark, Portugal, Spain, the Low Countries, and France, from 1799 to 1818 – Volume Fourth, London, John Murray, 1835, pp. 87-88].