sábado, 20 de agosto de 2011

Carta do General Wellesley ao Secretário de Estado da Guerra, Lord Castlereagh (20 de Agosto de 1808)



Quartel-General do Vimeiro, 20 de Agosto de 1808.


Meu caro Senhor:

Anstruther está na praia, e espero-o no campo a qualquer momento; e deverei estar perto de Mafra amanhã. O inimigo tem as suas guardas avançadas diante de Torres Vedras, e o corpo principal do seu exército está reunido na retaguarda daquela vila. Fui informado que eles têm consigo tudo o que Portugal pôde fornecer.
O Coronel Brown, que está encarregado de vos levar as minhas cartas*, não teve oportunidade de embarcar antes de hoje. Tencionava enviá-las através do meu Ajudante de Campo, o Capitão Campbell, de forma a que pudesse receber a promoção que habitualmente é dada nestas ocasiões; mas espero que terei outra ocasião, e melhor, para enviá-lo para casa; e, se não o fizer, espero que ele não perca a sua promoção porque não o envio na presente ocasião.
Sempre, meu caro Senhor, o vosso mais sincero,

Arthur Wellesley



________________________________________________________

Nota: 

Uma destas cartas era o importante ofício de 17 de Agosto, sobre a batalha da Roliça, que tinha sido impossível enviar antes. 
Como se vê nesta carta, Wellesley tinha pensado inicialmente em enviar para a Inglaterra o Capitão Campbell, enquanto portador dos seus ofícios, mudando depois de opinião e decidindo enviar o Coronel Brown, seu secretário militar. No entanto, como a remessa desta carta (e das outras) foi tardada até depois da batalha do Vimeiro, o próprio Campbell foi quem acabou por regressar, no dia 22 de Agosto, tendo apresentado-se imediatamente no gabinete de Castlereagh, ao chegar a Londres, no dia 1 de Setembro.