sábado, 23 de julho de 2011

Carta do General John Moore a Lord Castlereagh, Secretário de Estado da Guerra (23 de Julho de 1808)



Portsmouth, 23 de Julho de 1808


Meu Senhor:

Fui honrado agora mesmo com a carta de Vossa Senhoria datada de ontem, que foi trazida por um mensageiro. Como já tive a honra de declarar completamente os meus sentimentos a Vossa Senhoria na minha última entrevista, penso que será desnecessário incomodar-vos com a repetição do que então disse. 
Estou prestes a partir para o serviço que fui ordenado, e esforçar-me-ei para me conduzir com o mesmo zelo com que sempre agi desde que tenho estado ao serviço do meu país; a comunicação que se julga ser adequada fazer a Sua Majestade não pode deixar de me dar prazer. Tenho a confiança mais perfeita na justiça de Sua Majestade, e nunca poderia sentir mais segurança, enquanto a minha conduta, o meu carácter e a minha honra estão debaixo da protecção de Sua Majestade.
Tenho a honra de ser, 

John Moore


________________________________________________________________

Nota: 

Para maior compreensão desta carta, veja-se um excerto do diário John Moore adiante publicado.