sexta-feira, 15 de julho de 2011

Carta de Lord Castlereagh, secretário de Estado da Guerra, ao General Sir Hew Dalrymple, participando-lhe a nomeação para comandar o exército britânico destinado à costa da Península Ibérica (15 de Julho de 1808)



Downing Street, 15 de Julho de 1808 


Senhor: 

Permiti-me dar-vos os meus parabéns pelos lisonjeiros comandos que estou encarregado de vos transmitir da parte de Sua Majestade, e requerer ao mesmo tempo que aceiteis o meu pessoal agradecimento pelo zelo e habilidade com que haveis cumprido as vossas obrigações públicas durante o último importante período. 
Creio que a força com que foste provido permitir-vos-á dar uma nova e decisiva volta nos acontecimentos de Portugal e de Espanha. 
Permiti-me recomendar à vossa confiança particular o Tenente General Sir Arthur Wellesley. Estou convencido que a sua alta reputação ao serviço como oficial bastará por si só para o seleccionardes para qualquer serviço que possa requerer uma grande prudência e integridade, combinadas com muita experiência militar. 
De qualquer maneira, tenho a certeza de que a posição em que ele tem estado desde há um longo tempo, mantendo correspondência habitual com os ministros de Sua Majestade em relação aos assuntos da Espanha e tendo sido destinado para comandar qualquer operação que as circunstâncias possam tornar necessárias para contrariar as vistas da França contra os domínios espanhóis na América do Sul, mostrar-vos-á que ele é um oficial desejável para vós em todos os aspectos, para o utilizardes segundo a forma mais relevante que as regras do serviço permitam. 
Tenho a honra de ser, etc. 

Castlereagh