quarta-feira, 8 de junho de 2011

Carta do Capitão John Hill ao Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, George Canning, sobre a chegada à Inglaterra de dois emissários da Junta das Astúrias (8 de Junho de 1808)


O Capitão Hill, comandante do navio de guerra de Sua Majestade Humber, era o oficial de maior graduação no porto de Falmouth quando o nobre espanhol e o seu acompanhante D. Andrés de la Vega ali aportaram na segunda feira passada, dia 6 de Junho, vindos a bordo do corsário inglês Stag de Jersey, a cujo patrão pagaram 500 guinéus. Depois de declarar guerra aos franceses, a província das Astúrias outorgou plenos poderes a estes cavalheiros para negociarem com o nosso Governo; eles são também portadores duma carta destinada ao Rei de Inglaterra. O Visconde Matarrosa informa o Capitão Hill que saiu de Gijón, nas Astúrias, a 30 de Maio passado, embarcado numa lancha, e subiu depois a bordo do corsário acima indicado. Diz ainda que a província de León e Santader também declararam guerra à França, e que pensa que a maioria das outras províncias as seguirão. O Visconde estava em Madrid aquando da insurreição [de 2 de Maio] e ali ficou até o dia 9 de Maio, quando a mesma já tinha sido sufocada, embora os franceses tenham perdido cerca de 4.000 homens e um vasto número de oficiais [atingidos a tiros pelos espanhóis] das janelas [das suas casas]. Ele também disse que que mr. Hunter, o cônsul inglês, estava em Santander por ordens de Murat, e que o povo de Santander tinha libertado mr. Hunter e prendido o cônsul francês. O Visconde é parente do Almirante espanhol que comanda a esquadra em Minorca, e o Almirante é natural das Astúrias. Dado que o administrador da alfândega em Falmouth, que actua ali como agente dos estrangeiros, não tinha autoridade para deixar estes cavalheiros dirigirem-se para Londres, o Capitão Hill, sendo o oficial de maior graduação no porto, assumiu a responsabilidade de se encarregar destes cavalheiros, e trouxe-os para Londres com os seus ofícios, tão rápido quanto foi possível. O Capitão Hill pensa que o ele fez merecerá a aprovação do Muito Honorável mr. Canning, Primeiro Secretário de Estado de Sua Majestade.
Londres, 8 de Junho.

John Hill

[Fonte: Alicia Laspra Rodríguez, "La llegada a Inglaterra de los comisionaos asturianos nel 1808: un documentu inéditu", in [revista] Asturies: Memoria encesa d'un pais, n.º 3, Fundación Belenos, Xunu de 1997].