sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ordem de marcha do Exército Anglo-Luso (12 de Agosto de 1808)




Leiria, 12 de Agosto de 1808.


[...] O Exército marchará amanhã às 4 horas da manhã em duas colunas, pela sua direita. A coluna da direita é composta pelo Regimento n.º 20 de Dragões ligeiros, pelo Estado-Maior, pelas 6.ª, 1.ª, 3.ª e 5.ª Brigadas de Infantaria, o Parque de Artilharia, e o Depósito do Comissariado. Esta coluna será conduzida pelo major Rainey, Ajudante do Quartel-Mestre-General. O Capitão Gomme conduzirá a 3.ª e a 5.ª Brigada na segunda linha, através da cidade [de Leiria].
A coluna da esquerda, composta por cinquenta Dragões do 20.º e por cinquenta da Cavalaria portuguesa, pelas 2.ª e 3.ª brigadas de Infantaria e pelas Tropas portuguesas, passará pela Batalha. Esta coluna será conduzida pelo Capitão Langton. O Alferes Laing, do Estado-Maior, conduzirá a 4.ª Brigada a partir da sua actual posição, através da vila.
Todos os carros seguirão junto à coluna da direita. Uma peça de artilharia, sem trem, irá com a coluna da esquerda; o resto da meia Brigada de artilharia, agregada à segunda Brigada, reunir-se-á e acompanhará o parque [de artilharia]. [...]

Arthur Wellesley.

[Fonte: Supplementary Despatches and Memoranda of Field Marshal Arthur, Duke of Wellington, K.G. - Vol. VI, London, John Murray, 1860, pp. 111-112. Existe uma tradução francesa desta ordem, com pequenas modificações, que o Tenente-Coronel Nicholas Trant enviou ao General Bernardim Freire de Andrade a 14 de Agosto, e publicada posteriormente por Luís Henrique Pacheco Simões (org.), na "Serie chronologica da correspondencia diplomatica militar mais importante do General Bernardim Freire de Andrade, Commandante em Chefe do Exercito Portuguez destinado ao resgate de Lisboa com a Junta Provisional do Governo Supremo estabelecido na cidade do Porto e o Quartel General do Exercito Auxiliar de S. Magestade Britanica em Portugal", in Boletim do Arquivo Histórico Militar - Vol. I, Lisboa, 1930, pp. 153-227, pp. 181-182 (incluída no doc. 14)].