Cove, 10 de Julho de 1808
Meu caro Senhor:
O vento continua contrário, mas esperamos que mude para podermos navegar hoje, quando começar a entardecer. Estamos prontos para partir, e não esperaremos um instante logo que o vento seja favorável.
Vejo que na Inglaterra o povo se queixa do atraso que ocorreu na partida da expedição; mas na verdade não houve atraso nenhum; e mesmo que todos estivessem a bordo, não poderíamos ter partido antes deste dia. E ainda que tivéssemos sido mais rápidos, somente ontem conseguimos ter os cavalos da artilharia em Cork, que foram imediatamente embarcados; e também foi somente ontem que chegou o Regimento n.º 20 de Dragões, bem como os navios para transportar o Regimento n.º 36 e um destacamento do n.º 45, que chegaram ontem ao entardecer e logo foram embarcados.
As vossas instruções partiram de Londres na Sexta-feira [1 de Julho] ao entardecer, e eu estava em Cork na seguinte Quarta-feira [6 de Julho], o que foi tão rápido como se as instruções tivessem vindo pelo correio. [...]
Arthur Wellesley
[Fonte: Lieut. Colonel Gurwood (org.), The Dispatches of Field Marshal the Duke of Wellington, K. G. during his various campaigns in India, Denmark, Portugal, Spain, the Low Countries, and France, from 1799 to 1818 – Volume Fourth, London, John Murray, 1835, pp. 14-15].