sexta-feira, 17 de junho de 2011

Excerto de uma carta do General Spencer ao Secretário de Estado da Grã-Bretanha, Visconde Castlereagh (17 de Junho de 1808)




H.M.S. Windsor Castle, na barra de Ayamonte, 17 de Junho de 1808


Meu Senhor:

Aproveito a oportunidade proporcionada pela ida do Nautilus de Lord Collingwood até Sir Charles Cotton [ancorado na foz do Tejo], para vos felicitar pela rendição da esquadra francesa de cinco navios de linha de guerra e uma fragata, no ancoradouro de Cádis, às armas espanholas no passado dia 14; em cujo dias as cores espanholas foram hasteadas nos navios franceses. Os detalhes deste acontecimento importante e interessante será, sem dúvida, comunicado completamente a Vossa Senhoria por Lord Collingwood.
Também me causa muita satisfação informar-vos que o movimento que fizemos até aqui, conforme o requerimento do General Morla, foi realizado com o melhor efeito. As tropas francesas estão a retirar-se de todos os lugares em direcção a Lisboa, excepto alguns destacamentos muito insignificantes que continuaram ocupando os pequenos fortes e baterias neste lado de Portugal. O povo português está a levantar-se em todas as partes, encorajado fortemente pela nossa presença aqui; e assim, a fronteira espanhola no Guadiana está efectivamente segura de qualquer ataque dos franceses.
Tenho a honra de ser, etc.

B. Spencer, Major-General