domingo, 12 de junho de 2011

Carta do General Spencer ao Secretário de Estado da Guerra da Grã-Bretanha, Visconde Castlereagh (12 de Junho de 1808)



H.M.S. Atlas, barra de Cádis, 12 de Junho de 1808 


Meu Senhor: 

Tenho a grande satisfação em noticiar que os cinco navios de linha e a fragata que compõem a esquadra francesa colocaram-se em posição defensiva no canal que conduz a Caraca, fora do alcance das fortificações de Cádis, recusando atender a quaisquer condições. As embarcações armadas espanholas e as baterias erigidas com o mesmo objectivo na ilha de León e perto do forte Luís, começaram as hostilidades contra os navios franceses às três da tarde do dia 9, e o fogo continuou ininterruptamente em ambos os lados até à noite. Na manhã do dia 10 foram recomeçadas as hostilidades da parte dos espanhóis e continuaram parcialmente até às duas horas da tarde, quando uma bandeira de tréguas foi hasteada pelos franceses; mas como as condições que propuseram eram inadmissíveis, os espanhóis recomeçaram as hostilidades com uma bateria adicional, a leste do forte Luís, que era composta por trinta canhões de vinte e quatro libras. 
O Almirante Purvis e eu próprio desejávamos ter cooperado neste ataque, mas os espanhóis, confiantes nas suas próprias forças, declinaram as nossas ofertas de assistência. 
O Conselho Supremo de Sevilha nomeou comissários, tendo expedido passaportes e uma fragata, na noite passada, para levá-los à Inglaterra, e eles também estão igualmente ansiosos por remeter faluas com despachos para a América do Sul. 
Foram recebidas informações segundo as quais um pequeno corpo francês estava a reunir-se em Tavira, com o objectivo de entrar na Espanha pelo rio Guadiana; fomos requeridos para nos dirigirmos até este corpo, e atacá-los na costa ou esforçarmo-nos para prevenir que continuem na prossecução dos seus planos contra a Espanha. Tenciono consequentemente partir imediatamente para executar este objectivo, logo que tenha a aprovação de Lord Collingwood. 
O Almirante Purvis já destacou três navios de guerra para a boca do Guadiana, e ofereceu quaisquer outras ajudas necessárias, que o Lord Collingnwood tem desde então confirmado. 
Tenho a honra de ser, etc. 

B. Spencer, Major-General