Gibraltar, 13 de Maio.
Senhor:
Recebi notícias da Espanha, segundo as quais as medidas de segurança praticadas por Murat e anunciadas na proclamação inclusa foram concluídas com sucesso; e que não restam mais esperanças numa insurreição em Madrid.
Quando inicialmente quis recomendar as medidas de segurar as frotas da Espanha e as suas possessões no estrangeiro para o seu legítimo Soberano, caso alguma vez fosse restaurado, pensava que estava sugerindo o que poderia conduzir a uma reviravolta significativa e vantajosa para o serviço de Sua Majestade [Britânica] e também para o da parte leal da nação espanhola; e sentia que os ânimos que então existiam na Espanha estavam confiantes, o que poderia fazer prosperar tal empresa; mas em vez do que então sugeri, fui informado do projecto de defesa sobre o qual já vos forneci os detalhes; o plano era arrojado e vasto, mas parece que, através de uma carta remetida da Espanha que recebi na noite passada, desvaneceu-se da mente que o detalhou; e, na verdade, algumas partes não sustentam os sinais de uma teoria louca e imprudente.
Através da vossa carta, que acabei de receber, fico feliz por ver que ainda é possível que exista uma fermentação em Cádis, à qual o aparecimento de uma força cooperativa pode dar consistência e efeito. Por esta razão destaco o Major General Spencer com o corpo debaixo do seu comando para se reunir a vós, e o General concertará convosco aquelas medidas que as circunstâncias poderão recomendar como vantajosas para o serviço de Sua Majestade.
Apesar das minhas esperanças de sucesso não serem sanguinárias, perante o desagradável estado de circunstâncias e a ascendência que os franceses adquiriram na capital, devo ter pelo menos o prazer de exprimir que nada se omitiu para tomar vantagem de qualquer ocasião, e que a sua execução está em tais mãos.
H. W. Darlymple
[Fonte: Memoir, written by General Sir Hew Dalrymple, Bart., of his proceedings as connected with the affairs of Spain, and the commencement of the Peninsular War, London, Thomas and William Boone, Strand, 1830, pp. 145-146].