segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ascensão de Napoleão Bonaparte

No dia 18 de Brumário do Ano VIII, segundo o calendário revolucionário (ou seja, 9 de Novembro de 1799), o General Napoleão, reputado comandante do Exército francês, entra em Paris e dissolve o Directório, incapaz de governar um país perturbado social e politicamente. Tendo do seu lado a maior parte do exército, Bonaparte auto-proclama-se então Primeiro Cônsul da França, começando assim todo um período que alterá irremediavelmente o curso da história.

Na caricatura ao lado (publicada a 21 de Novembro de 1799), podemos ver uma sátira do inglês James Gillray ao referido Golpe do 18 de Brumário.

Fonte: Wikimedia




No que se refere à política externa, um dos primeiros acordos que fez o Primeiro Cônsul foi com a Espanha, que mantinha uma aliança com a França desde o fim da Guerra do Rossilhão, depois da Paz de Basileia (assinada em 1795). Estes dois países voltam em 1800 e 1801 a assinar uma série de acordos que estarão por trás da chamada Guerra das Laranjas, visto que Portugal não obedecia à determinação de Napoleão ou de Carlos IV para que se fechassem os portos nacionais aos barcos ingleses.


Bonaparte, Primeiro Cônsul (c. 1802)
Litografia de autoria de Belliard e Delpech
Fonte: NYPL