sexta-feira, 29 de julho de 2011

Memorando para o desembarque das tropas britânicas na baía do Mondego, por Arthur Wellesley (29 de Julho de 1808)




29 de Julho de 1808 


No caso de se determinar o desembarque na baía do Mondego, dar-se-á sinal ao Capitão Malcolm, no momento oportuno, para os navios que têm a bordo os cavalos e a artilharia entrarem rio adentro. 
Ordenar-se-á à infantaria para desembarcar nos ancoradouros e subir o rio em barcos a remos, e saltar para terra na sua margem a sul; primeiro a brigada do General Fane, excepto o batalhão de veteranos, que continuará a bordo; depois a do General Ferguson; e finalmente a do General Crauford. 
Entretanto, serão feitas as seguintes disposições: 
1.ª Fornecer-se-ão aos homens as malas e os cantis que agora estão nas dispensas dos regimentos. 
2.ª As chaleiras de campo de latão serão entregues aos regimentos pelas dispensas do Quartel-Mestre-General. 
3.ª O Comissário deve expedir, a cargo do Pagador-geral, a soma de 1.000 libras a cada Pagador de cada regimento, bem como a devida proporção para a artilharia, dragões e companhias do regimento n.º 95, quantias estas que receberá do Donegal. O Pagador-geral também expedirá um mês de salário para os oficiais do Estado-Maior. 
4.ª O General Hill informará ao oficial comandante do regimento n.º 20 de dragões ligeiros que este receberá um número suficiente de cavalos para montar todos os seus homens; que assim se preparará para desembarcar os homens que actualmente não têm cavalos. 
5.ª Será feita a seguinte disposição em relação à bagagem: para cada homem que desembarque, uma camisa e um par de sapatos, para além dos que têm calçados, um pente, uma navalha e uma escova, que serão guardados nos seus casacos grandes. As mochilas ficarão nos navios-transportes, tal como as bagagens dos oficiais, exceptuando aqueles artigos leves que lhes forem necessários. Serão encarregados das bagagens um sargento cuidadoso no navio-quartel-general de cada regimento, e um soldado-raso cuidadoso em cada um dos outros navios; e cada oficial que deixar qualquer bagagem num navio, deve ter o cuidado de pôr o seu nome em cada pacote, numerando-os, e entregando ao soldado encarregado da bagagem uma lista do que deixar, a fim de lhe ser devolvido o que peça. 
6.ª Os homens desembarcarão com pão para três dias e carne cozinhada para dois dias. 
7.ª O oficial comandante da artilharia desembarcará as três brigadas de artilharia, cada qual com metade da proporção normal de munição, o carro da frágua, etc. Ele também desembarcará 500.000 cartuchos para mosquetes para o uso das tropas, cujo transporte será providenciado. 
8.ª Cada soldado terá consigo três pederneiras boas. 
9.ª Para além do pão acima mencionado que será transportado pelos soldados, a bordo de cada um dos navios empacotar-se-á em sacas pão para três dias, contendo cem libras [cerca de 45 quilos] cada uma, para o número de soldados que deverá desembarcar. 
10.ª O Comissário Mr. Pipon ordenará a agregação de um comissário e do número necessário de secretários, etc., a cada brigada, à cavalaria e à artilharia. Posteriormente, receberá direcções para se encarregar do pão que acima se manda preparar, e para fazer os preparativos para aprovisionar as tropas. 
11.ª Desembarcar-se-á aveia para três dias para cada um dos cavalos. 
12.ª Os cavalos do comissariado irlandês entregar-se-ão, quando desembarcados, ao oficial comandante da artilharia, que repartirá os condutores encarregados deles; e então os oficiais e comandantes pertencentes ao comissariado irlandês se disporão sob as ordens de Mr. Pipon. 
13.ª Os oficiais comandantes das companhias farão as disposições necessárias para comprar mulas para carregar o equipamento de campo, para as quais terão recebido um adiantamento do dinheiro embarcado. 

Arthur Wellesley 

[Fonte: Lieut. Colonel Gurwood (org.), The Dispatches of Field Marshal the Duke of Wellington, K. G. during his various campaigns in India, Denmark, Portugal, Spain, the Low Countries, and France, from 1799 to 1818 – Volume Fourth, London, John Murray, 1835, pp. 37-38].