sábado, 20 de novembro de 2010

Carta de Emmanuel Crétet, Ministro do Interior do Governo francês, aos administradores do Museu de História Natural de Paris (7 de Janeiro de 1808)



Senhores:

Sua Majestade o Imperador dignou-se ontem a dar-me autorização para enviar um naturalista a Lisboa, a fim de visitar as colecções de história natural que se diz serem preciosas e para examinar quais são os objectos que poderiam ser transportados para Paris. Antes de usar a autorização que Sua Majestade me concedeu, desejo consultar-vos sobre a utilidade que presumis, segundo os dados que são do vosso conhecimento, poder resultar dessa missão. Se julgarem que ela é conveniente, peço-vos que me dêem a conhecer  os tópicos que creiam ser mais apropriados para cumpri-la e que me proponham igualmente aquelas observações sobre as instruções e despesas que poderiam ser adoptadas para assegurar o seu sucesso.
Recebam, Senhores, a garantia da minha estima.



[Fonte: E.-T. Hamy, "La mission de Geoffroy Saint-Hilaire en Espagne et en Portugal (1808). Histoire et documents", in Nouvelles Archives du Muséum d'Histoire Naturelle, Quatrième série - Tome dixième, Paris, Masson et C. Éditeurs, 1908, pp. 1-66, p. 3].