quinta-feira, 15 de março de 2012

Nota



Alerto aos visitantes e seguidores deste blog que parei temporariamente a ordem cronológica que estava a seguir para passar a publicar diversos documentos anteriores a 11 de Setembro de 1808, data dos que aparecem na página inicial, e que podem erroneamente dar a impressão que não tenho publicado nada há vários meses. 
Na verdade, nos últimos tempos transcrevi, traduzi e publiquei uma série de documentos, todos eles produzidos antes de 11 de Setembro de 1808. Continuarei esta tarefa até que a tenha mais adiantada, pelo que ainda tardarei algum tempo até publicar documentos posteriores à data acima referida. Entretanto, aviso os interessados que os documentos principais que tenho publicado são os seguintes: 

1. Mais de uma centena de cartas trocadas entre personalidades como o General Bernardim Freire de Andrade e o seu Ajudante de campo, o Bispo do Porto, Wellesley, Dalrymple, etc., correspondência esta que faz parte dum importante corpo documental intitulado "Serie chronologica da correspondencia diplomatica militar mais importante do General Bernardim Freire de Andrade, Commandante em Chefe do Exercito Portuguez destinado ao resgate de Lisboa com a Junta Provisional do Governo Supremo estabelecido na cidade do Porto e o Quartel General do Exercito Auxiliar de S. Magestade Britanica em Portugal", publicado originalmente nos dois primeiros volumes do Boletim do Arquivo Histórico Militar. Alguns destes documentos encontram-se repetidos (na língua original ou traduzidos) na actas referidas no ponto seguinte.

2. Diversas dezenas de documentos publicados originalmente nas actas do processo dos Generais britânicos responsáveis directa e indirectamente pela chamada Convenção de Sintra (Cf. entre outras edições, Copy of the Proceedings upon the Inquiry relative to the Armistice and Convention, &c. made and conclued in Portugal, in August 1808, between The Commanders of the British and French Armies, London, House of Commons Papers, 31st Jannuary 1809). 

3. Vinte e cinco documentos relacionados com a missão do naturalista francês Geoffroy Saint-Hilaire a Portugal, durante o contexto da primeira invasão francesa.

4. Várias caricaturas, sobretudo de autores ingleses, relacionadas e produzidas durante o contexto da Guerra Peninsular. Este último ponto será aumentado consideravelmente nos próximos tempos.


Para qualquer dúvida, sugestão, correcção ou esclarecimento, podem contactar-me para edgarcavaco@gmail.com