quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Carta do Secretário da Junta Provisória do Governo Supremo do Porto ao General Bernardim Freire de Andrade (1 de Setembro de 1808)


Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor:

A Junta Provisional do Governo Supremo manda participar a Vossa Excelência que o Conde Monteiro Mor, Capitão General do Reino do Algarve, vem acompanhando o Exército que saiu deste Reino [do Algarve], para ocupar com ele, pela banda do sul, as imediações do Tejo, e na fundada probabilidade desta informação, passa a cometer-lhe a direcção e Governo interino da mesma província para regular as providências que as circunstâncias ocorrentes forem exigindo; assim como deverá Vossa Excelência combinar, nesta suposição, as relações que for precisado contrair com a província do Alentejo.
Deus guarde a Vossa Excelência.
Porto, em 1 de Setembro de 1808.

Manuel Joaquim Lopes Pereira Negrão.

[Fonte: Luís Henrique Pacheco Simões (org.), "Serie chronologica da correspondencia diplomatica militar mais importante do General Bernardim Freire de Andrade, Commandante em Chefe do Exercito Portuguez destinado ao resgate de Lisboa com a Junta Provisional do Governo Supremo estabelecido na cidade do Porto e o Quartel General do Exercito Auxiliar de S. Magestade Britanica em Portugal", in Boletim do Arquivo Histórico Militar - Vol. I, Lisboa, 1930, pp. 153-227, p. 224 (doc. 57)].