quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Carta do General Junot ao General Dalrymple (1 de Setembro de 1808)





O General em Chefe do Exército francês em Portugal a Sua Excelência o Senhor General em Chefe do Exército inglês em Portugal




Lisboa, 1 de Setembro de 1808.




Senhor:


Recebi a ratificação [da Convenção de 30 de Agosto] que Vossa Excelência me reenviou ontem através do sr. Tenente-Coronel Lord Proby, e apresso-me a reparar a omissão que ocorreu da minha parte sobre a Convenção Definitiva*.
As minhas tropas receberam ordens esta manhã para se retirarem de maneira a deixar às de Vossa Excelência os postos que devem ocupar segundo a Convenção. Convém-vos agora nomear, pela vossa parte, um Comissário para a execução definitiva de todas as medidas que devem ser tomadas para o embarcamento das tropas que comando, tal como o farei pela minha parte.
Os fortes do Bugio e de S. Julião serão entregues às tropas de inglesa amanhã, às dez horas da manhã, e a partir de então nada poderá retardar o embarcamento.
Rogo a Vossa Excelência o reconhecimento da garantia da minha alta estima, e de me crer, 
Senhor General em Chefe, 
O vosso mais humilde e mais obediente servidor,


O Duque de Abrantes.



______________________________________________________________


Nota: