domingo, 4 de setembro de 2011

Carta do Vice-Almirante Séniavin ao Almirante Charles Cotton (4 de Setembro de 1808)



A bordo do Tuerdoi, 23 de Agosto – 4 de Setembro de 1808*.


Senhor Almirante:

Os oficiais que deputei a Vossa Excelência ontem para concluir a convenção voltaram a meu bordo e me trouxeram esta convenção assinada de vossa parte em duas cópias. Deram-me conta do que Vossa Excelência lhes fez entender, a respeito do cerimonial que vos parece conveniente ser observado na ocasião da entrega a Sua Majestade Britânica da esquadra imperial que tenho a honra de comandar. Este artigo, sendo um dos mais delicados, eu me reservo a honra de vos fazer saber os meus sentimentos; entretanto rogo-vos que me queirais responder às duas cartas que vos dirigi na data de antes de ontem**; e particularmente sobre o artigo que diz respeito à bandeira portuguesa ou inglesa, e sobre a neutralidade deste porto, da maneira que houvestes por bem dizer verbalmente aos meus sobreditos deputados. Logo que receber esta resposta não deixarei de assinar a cópia da convenção, e de a fazer remeter a Vossa Excelência com as observações relativas à bandeira de Sua Majestade Imperial [russa].
Tenho a honra de ser, etc.

De Séniavin


____________________________________________________________

Notas:

* Sobre as duas diferentes datas ver a explicação dada numa nota a uma anterior carta do mesmo remetente ao mesmo destinatário.

** Os dois documentos aludidos foram publicados aqui e aqui.