quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Burglary and robbery!!!, caricatura publicada por John Fairburn (c. Agosto de 1808)




Roubo e Pilhagem!
Caricatura publicada por John Fairburn, circa Agosto de 1808.


Considerando que na passada noite de 20 de Julho um numeroso bando de bandidos entrou na cidade de Madrid e assaltou de rompante o Palácio Real, o Banco Nacional, e a maioria das Igrejas; matando todos os que se opunham aos seus procedimentos mais infames.
O dito bando continuou em Madrid até ao dia 27 do dito mês, e então partiu subitamente, tomando o caminho para a França, carregado com saques imensos, tendo ali roubado diversos carros cheios de prata e todos os artigos de valor móveis; todos os patriotas espanhóis são por este meio requisitados para ajudarem e auxiliarem na captura de todos ou de algum dos ditos ladrões; e quem quer que capture todos ou qualquer um deles, receberá os agradecimentos e as bênçãos de todas as pessoas bem intencionadas da Europa.
Os ditos bandidos eram conduzidos por Zé Nap, um feroz rufião cuja descrição é a seguinte: Tem cerca de cinco pés e sete polegadas de altura, de aspecto magro, esquálido, com a pele cor de açafrão. Estava vestido, quando escapou, com o manto real, que se sabe que foi por ele roubado do guarda-roupa do Rei em Nápoles. Ele é um irmão do famoso ladrão que praticou um sem número de roubos em toda a Europa, matando milhões da raça humana, o qual estava nos últimos tempos em Bayonne, onde se supõe que permanece com o objectivo de receber os bens roubados que o seu irmão devia trazer da Espanha.