sábado, 3 de setembro de 2011

Carta do Bispo do Porto, da parte da Junta da mesma cidade, ao General Bernardim Freire de Andrade (3 de Setembro de 1808)





Sendo conferidos nesta Junta do Governo Supremo os dois ofícios de Vossa Excelência em data de 31 de Agosto* e do 1.º do corrente, pareceu conveniente que Vossa Excelência, sendo novamente instado pelo General em Chefe do Exército inglês para demitir as tropas irregulares, as mande recolher aos seus próprios alojamentos. E quanto ao artigo político para que Vossa Excelência deseja ter instruções, pareceu que se devia dar a Vossa Excelência a mesma resposta que já lhe foi comunicada na ocasião da sua partida para o Exército, quando se disse a Vossa Excelência que esta Junta do Governo Supremo tinha deliberado mandar à Corte pessoa encarregada dessa dependência. E ultimamente resolveu também recomendar novamente a Vossa Excelência que, havendo caso em que de qualquer modo possam ser prejudicados os direitos e quaisquer interesses da Nação, Vossa Excelência requeira tempo para consultar esta Junta do Governo Supremo.
Deus guarde a Vossa Excelência.
Porto, 3 de Setembro de 1808.

Bispo Presidente, Governador.

[Fonte: Luís Henrique Pacheco Simões (org.), "Serie chronologica da correspondencia diplomatica militar mais importante do General Bernardim Freire de Andrade, Commandante em Chefe do Exercito Portuguez destinado ao resgate de Lisboa com a Junta Provisional do Governo Supremo estabelecido na cidade do Porto e o Quartel General do Exercito Auxiliar de S. Magestade Britanica em Portugal", in Boletim do Arquivo Histórico Militar - Vol. II, 1931, pp. 3-77, p. 26 (doc. 71)].
_____________________________________________________________

Nota: 

Na correspondência publicada não se encontra nenhuma carta de Bernardim Freire de Andrade ao Bispo ou à Junta do Porto datada de 31 de Agosto.