sábado, 3 de setembro de 2011

Carta dos Generais que desembarcaram com as tropas britânicas no Mondego ao General Wellesley (3 de Setembro de 1808)



Campo de S. Antão de Tojal, 3 de Setembro de 1808.




Meu caro Senhor:

Ansiosos por manifestar a alta estima e respeito que vos temos, e a satisfação que deveremos sempre sentir ao termos tido a boa sorte de servir debaixo do vosso comando, ordenámos hoje a preparação duma peça de prata, avaliada em 1.000 guinéus*, para vos ser oferecida.
A inscrição inclusa, que ordenámos que fosse gravada nela, expressa os nossos sentimentos nesta ocasião.
Temos a honra de ser, etc., 

B. Spencer, Major General.
R. Hill, Major General.
R. Ferguson, Major General.
M. Nightingall, Brigadeiro General.
B. F. Bowes, Brigadeiro General.
H. Fane, Brigadeiro General.
J. Catlin Crauford, Brigadeiro General.



Inscrição 


Dos Oficiais Generais servindo no exército britânico que originalmente desembarcou na Figueira, em Portugal, no ano de 1808, ao Tenente-General o Muito Honorável Sir Arthur Wellesley, K. B., etc., etc., seu Comandante.
O Major General Spencer, segundo no comando, os Majores Generais Hill e Ferguson, os Brigadeiros Generais Nightingall, Bowes, Fane, e Crauford, oferecem este presente ao seu líder, em testemunho do alto respeito e estima que sentem por ele enquanto homem, e pela confiança ilimitada que lhe têm enquanto oficial.



_________________________________________________________


* Nota do editor desta carta: O valor desta peça foi posteriormente aumentado pelas subscrições adicionais dos Generais Anstruther e Acland, e pelos Oficiais de Campo do Exército que serviram debaixo das ordens do General Sir Arthur Wellesley na batalha do Vimeiro.