domingo, 21 de agosto de 2011

Ordem do dia do Exército britânico (21 de Agosto de 1808)



Quartel-General, Vimeiro, 21 de Agosto.


O Tenente-General Sir Arthur Wellesley dá os parabéns ao exército pela vitória assinalada que este obteve hoje sobre o inimigo, e retribui-lhe os mais calorosos agradecimentos pela sua conduta determinada e heróica. Ele experienciou o prazer mais sincero ao testemunhar vários exemplos da bravura dos corpos, e destaca em particular o comportamento distinguido da Real Artilharia; do Regimento n.º 20 de Dragões ligeiros; dos Regimentos 36.º, 40.º, 2.º Batalhão do 52.º, 60.º, 71.º, 82.º, 2.º Batalhão do 95.º, e 97.º. 
O Tenente-General terá o maior prazer em repetir ao Comandante em Chefe* a bravura revelada por todas as tropas, e a alta sensação que desfruta pela sua louvável e excelente conduta durante todo o dia.


__________________________________________________________

Nota: 

* Apesar de Dalrymple ter sido nomeado como Comandante em Chefe deste exército britânico, parece-nos que a ordem do dia refere-se aqui a Sir Harry Burrard (segundo no comando), que desembarcara na praia do Porto Novo (a oeste do Vimeiro) durante a tarde do dia 21 de Agosto, e que assumira (já depois da batalha) a chefia do comando do exército até aí comandado por Wellesley. De facto, Wellesley escreveu ainda nesse dia um ofício a Burrard sobre toda a batalha do Vimeiro (dado que Burrard só testemunhara o final da mesma), repetindo-lhe as mesmas menções que são feitas nesta ordem do dia aos Regimentos britânicos que se destacaram nessa ocasião.
Dalrymple, por outro lado, acabaria por chegar à mesma costa nessa mesma noite, tendo desembarcado na manhã seguinte, e só então assumindo o comando principal deste exército.