domingo, 21 de agosto de 2011

Carta do Bispo do Porto ao General Bernardim Freire de Andrade (21 de Agosto de 1808)



Antes de Vossa Excelência partir para o Exército, mal se podiam prevenir os acontecimentos que dependiam de casualidades impensadas. Apenas assentámos em que Vossa Excelência não partiria com o nosso Exército para Lisboa enquanto deixasse franceses ao lado esquerdo. Depois disto Vossa Excelência em todas as ocorrências de contestações de maior consequência tem sempre livre o recurso de que os ingleses nos estão dando repetidos exemplos. Eu não posso deliberar sem consultar o Almirante F. primeiro ou o General F., porque ainda mesmo quando desta Junta nem de mim possa esperar resoluções que satisfaçam, sempre este meio termo lhe pode ser útil para não comprometer nem o Exército de Sua Alteza. Ontem houve uma Junta Militar, em que assistiu Sepúlveda, Parreiras, Leite, um Coronel inglês que partiu ontem mesmo para o Exército, e Mr. Lecor; entre todos se tratou do negócio constante dos ofícios que Vossa Excelência me dirigiu, e da deliberação que Vossa Excelência tomou de não marchar com o Exército inglês, deixando estas províncias abertas e expostas, e foi aprovada por todos como a mais importante para esta nação.
Mas tomando-se em consideração tudo o mais que podia ser conveniente para a nossa defesa, todos desejaram saber as forças actuais do nosso Exército, e eu não tive que responder. Nestes termos, parecendo a Vossa Excelência que será conveniente fazer algumas participações a este respeito (as quais se supõem necessárias), queira ter a bondade de as dirigir a esta Junta do Supremo Governo, porque eu me acho com bastante moléstia de olhos, e por este motivo muito embaraçado para o exercício de ler e escrever. Nesta cidade correm algumas notícias vagas a respeito dos Exércitos, e não faltam cuidados a respeito das pessoas que por lá andam. 
Nosso Senhor dê a Vossa Excelência saúde e forças para o trabalho e o livre de perigos, como lhe peço e muito desejo.
Porto, 21 de Agosto de 1808.
De Vossa Excelência amigo muito venerador e obrigado.

Bispo do Porto

[Fonte: Luís Henrique Pacheco Simões (org.), "Serie chronologica da correspondencia diplomatica militar mais importante do General Bernardim Freire de Andrade, Commandante em Chefe do Exercito Portuguez destinado ao resgate de Lisboa com a Junta Provisional do Governo Supremo estabelecido na cidade do Porto e o Quartel General do Exercito Auxiliar de S. Magestade Britanica em Portugal", in Boletim do Arquivo Histórico Militar - Vol. I, Lisboa, 1930, pp. 153-227, p. 195-196 (doc. 27)].