domingo, 21 de agosto de 2011

Carta do General Burrard a Lord Castlereagh, Secretário de Estado da Guerra do Governo britânico (21 de Agosto de 1808)




Quartel-General da Maceira, 21 de Agosto de 1808.


Meu Senhor:

A relação que tenho a honra de remeter a Vossa Senhoria, a qual foi escrita, a meu pedido, pelo Tenente General Arthur Wellesley, contém informações que não podem deixar de ser sumamente agradáveis a Sua Majestade.
Ao desembarcar esta manhã, descobri que o ataque do inimigo já tinha começado, e tive a felicidade de alcançar o campo de batalha a tempo de testemunhar e aprovar todas as disposições que tinham sido e que continuaram a ser feitas por Sir Arthur Wellesley, tendo o seu compreensivo espírito fornecido recursos a todas as necessidades emergentes, o que tornou desnecessário ordenar qualquer alteração.
Sinto-me feliz nesta ocasião por ter testemunhado o grande ânimo e a boa conduta que mostraram todas as tropas que compõem este valente exército nesta acção muito disputada.
Envio este ofício através do Capitão Campbell, Ajudante de Campo de Sir Arthur Wellesley, não havendo pessoa melhor qualificada para informar Vossa Senhoria sobre estes sucessos.
Tenho a honra de ser, etc.

Harry Burrard