sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Carta do Secretário de Estado da Guerra do Governo britânico, Lord Castlereah, ao General Wellesley (19 de Agosto de 1808)



Downing Street, 19 de Agosto de 1808.

 
Senhor:

Recebi e entreguei ao Rei os vossos dois ofícios de 26 e de 28 de Julho*, dando os detalhes das vossas operações, desde o tempo do vosso desembarque no Porto, até ao desembarque das vossas forças, no rio Mondego, na expectativa imediata de serdes reforçado pela divisão comandada pelo General Spencer. Esta circunstância, associada à rendição do exército do General Dupont, à retirada do Marechal Bessières, e à evacuação de Madrid, ligada à assistência que devereis ter recebido dos portugueses, permitir-vos-ão começardes as vossas operações sem demora; e a máxima confiança é colocada não menos nas vossas decisões do que na vossa prudência.
Também devo expressar a aprovação de Sua Majestade pela autoridade com que vos julgastes incumbido para permitirdes ao Major General Spencer para fazer um empréstimo de dinheiro aos espanhóis, e de tomardes sobre vós a responsabilidade de tal medida, caso o Major General Spencer tivesse sentido a necessidade de agir em conformidade com as vossas instruções.
Tenho a honra de ser, etc.,

Castlereagh

[Fonte: 
Lieut. Colonel Gurwood (org.), The Dispatches of Field Marshal the Duke of Wellington, K. G. during his various campaigns in India, Denmark, Portugal, Spain, the Low Countries, and France, from 1799 to 1818 – Volume Fourth, London, John Murray, 1835, pp. 89-90].


_______________________________________________________

Nota: 

* Refere o editor da obra donde extraímos esta carta que como não houve nenhum ofício de Wellesley datado de 28 de Julho, tal referência deve tratar-se de uma gralha, e que a passagem deveria ler-se da seguinte maneira: “os vossos dois ofícios de
26 de Julho e de 1 de Agosto” . Deve-se porém acrescentar que nesta última data Wellesley escreveu duas cartas a Castlereagh, uma de teor público, e uma outra privada ou secreta.