quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Carta do General Wellesley a Lord Castlereagh, Secretário de Estado da Guerra (18 de agosto de 1808)



Lourinhã, 18 de Agosto de 1808 


Meu caro Senhor: 

Os meus ofícios de ontem e de hoje informar-vos-ão sobre o estado das circunstâncias aqui. Nunca vi uma luta tão desesperada como no ataque que fez Lake à passagem [no alto das montanhas], e nos três ataques que os franceses fizeram sobre as nossas tropas nas montanhas. Estes ataques foram feitos no seu melhor estilo, e as nossas tropas defenderam-se admiravelmente; e se as dificuldades do terreno não me tivessem impedido de levar um número suficiente de tropas e de canhões, teríamos tomado todo o exército.
Eles dizem que os franceses perderam 1.500 homens, o que é um número grande; mas penso que que eles tinham mais de 6.000 homens na acção.
Logo que Anstruther desembarque, dar-vos-ei uma conta do que resta do exército francês; mas receio que não conseguirei obter uma vitória completa; isto é, não conseguirei destruí-lo completamente pela falta de cavalaria
Acreditai em mim, etc. 

Arthur Wellesley

P.S.: Incluo uma carta para o sr. Borough sobre a morte de Lake, e uma para Lord Longford, onde lhe digo que o seu irmão encontra-se bastante bem.