quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Carta do General Wellesley ao General Bernardim Freire de Andrade (18 de Agosto de 1808)



Quartel-General na Lourinhã, 18 de Agosto de 1808.


Senhor: 

Tive a honra de receber as vossas diversas cartas, e a mensagem que tão gentilmente me haveis enviado através do cavalheiro [Joaquim] Pais [de Sá].
Garanto-vos que nada me dará maior satisfação do que concorrer e cooperar convosco em todos os ajustes que possam parecer necessários para o reestabelecimento da Monarquia portuguesa; e creio que nenhuma medida é mais apropriada para isso do que a posse antecipada de Lisboa pelas tropas das Potências aliadas. Tenho procedido nesta base, e assim continuarei a agir. Vossa Excelência informou-me na vossa última carta* que tencionava unir as tropas debaixo do vosso comando ao Exército debaixo do meu; e haveis requerido que eu vos informasse em que lugar seria conveniente que vos reunísseis a nós. Eu vim aqui proteger o desembarque e favorecer a junção de um corpo de 5.000 homens que acabou de chegar da Inglaterra. Eles irão desembarcar amanhã, e deverei estar nos arredores de Torres Vedras depois de amanhã. 
Recomendo que estejais ali nesse dia. Tereis ouvido dizer que derrotei o corpo do General Laborde ontem. Os franceses perderam 1.500 homens, segundo fui informado; e diz-se que o próprio Laborde foi morto. Loison e Laborde juntaram-se na noite passada em Torres Vedras**, e entendo que se retiraram de Torres Vedras. 
Tenho a honra de ser o mais obediente e humilde servidor de Vossa Excelência.

Arthur Wellesley

[Fonte: Luís Henrique Pacheco Simões (org.), "Serie chronologica da correspondencia diplomatica militar mais importante do General Bernardim Freire de Andrade, Commandante em Chefe do Exercito Portuguez destinado ao resgate de Lisboa com a Junta Provisional do Governo Supremo estabelecido na cidade do Porto e o Quartel General do Exercito Auxiliar de S. Magestade Britanica em Portugal", in Boletim do Arquivo Histórico Militar - Vol. I, Lisboa, 1930, pp. 153-227, p. 192-193 (doc. 23)].
_____________________________________________________________
Nota: 


* Agradecemos publicamente a Moisés Gaudêncio por nos ter dado a conhecer a referida carta de Bernardim Freire de Andrade a Wellesley, a qual não se encontra publicada na citada "Serie chronologica..." (apesar de aparecer referenciada no índice de tal corpo documental).


*O excerto que sublinhámos foi publicado originalmente no chamado Diário do Exército de Operações da Estremadura.