quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Carta do General Wellesley ao Almirante Charles Cotton (18 de Agosto de 1808)


Lourinhã, 18 de Agosto de 1808.


Meu caro Senhor:

Tenho o prazer de informar-vos que ontem derrotei o corpo de Laborde, numa acção cujas circunstâncias estão detalhadas no ofício anexo, destinado a Sir Hew Dalrymple, que peço que examineis, e que lhe envieis na primeira oportunidade. Fui informado que o inimigo perdeu 1.500 homens. As nossas baixas são cerca de 70 mortos, 350 feridos, e uns poucos desaparecidos, incluindo oficiais.
Espero enfrentar-me com o total do seu exército num dia ou dois, e, em qualquer caso, espero estar nas vossas vizinhanças pouco depois. Se Junot, que está com o exército, decidir retirar-se, deverei estar em Mafra depois de amanhã, segundo espero; mas recomendo que não desembarqueis os vossos soldados da marinha, etc., até que tenhais novas notícias de mim. 
Estão com o Capitão Bligh 2.500 homens comandados pelo General Anstruther, e decidi desembarcá-los amanhã.
Acreditai em mim,

Arthur Wellesley

[
Fonte: Lieut. Colonel Gurwood (org.), The Dispatches of Field Marshal the Duke of Wellington, K. G. during his various campaigns in India, Denmark, Portugal, Spain, the Low Countries, and France, from 1799 to 1818 – Volume Fourth, London, John Murray, 1835, p. 88].