sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Carta do General Dalrymple ao General Bernardim Freire de Andrade (2 de Setembro 1808)



Quartel-General, Sintra, 2 de Setembro de 1808.


Senhor: 

Tive a honra de transmitir a Vossa Excelência, no dia 23 do mês passado, os vários artigos acordados como base de uma Convenção para a evacuação de Portugal pelo exército francês; e agora incluo uma cópia da própria Convenção, tal como foi ratificada pelo General em Chefe francês. Recebi o original deste papel anteontem, bem cedo; mas como o General francês não tinha inscrito, acidentalmente, a sua assinatura na própria Convenção (pondo-a somente no fim dos artigos adicionais), fui obrigado a enviá-la de volta, a fim de rectificar esse erro, o que me impediu de poder transmitir-vos a inclusa cópia autenticada tão cedo quanto desejava; contudo, não perdi tempo em dizer ao Coronel Murray para que comunicasse confidencialmente a substância de tudo ao Major Aires Pinto de Sousa, o qual, sem dúvida, não perdeu tempo em comunicar o mesmo a Vossa Excelência. Estou ansioso para receber uma comunicação de Vossa Excelência, tal como a participação da posição que queirais que o exército português ocupe até ao embarque das tropas francesas; e agora existem muitos detalhes de importância que devem ser ajustados, sobre os quais desejarei conferir com Vossa Excelência, quando vos for conveniente. 
Tenho a honra de ser com sentimentos do mais alto respeito e consideração, o mais obediente e mais humilde servidor de Vossa Excelência.

Hew Dalrymple

Fonte: Copy of the Proceedings upon the Inquiry relative to the Armistice and Convention, &c. made and conclued in Portugal, in August 1808, between The Commanders of the British and French Armies, London, House of Commons Papers, 31st Jannuary 1809, p. 203 (doc. 103); Memoir, written by General Sir Hew Dalrymple, Bart., of his proceedings as connected with the affairs of Spain, and the commencement of the Peninsular War, London, Thomas and William Bone Strand., 1830, pp. 308-309. Este texto foi publicado em português no Correio Braziliense, Londres, Maio de 1809, pp. 428-429Existe ainda outra transcrição do texto original em inglês, bem como uma tradução diferente em português, in Luís Henrique Pacheco Simões (org.), "Serie chronologica da correspondencia diplomatica militar mais importante do General Bernardim Freire de Andrade, Commandante em Chefe do Exercito Portuguez destinado ao resgate de Lisboa com a Junta Provisional do Governo Supremo estabelecido na cidade do Porto e o Quartel General do Exercito Auxiliar de S. Magestade Britanica em Portugal", in Boletim do Arquivo Histórico Militar - Vol. II, 1931, pp. 3-77, p. 6 (doc. 63)].

________________________________________________________________

Nota:

Ainda que datada de 2 de Setembro, esta carta foi na verdade composta (ou pelo menos enviada) somente no dia seguinte, chegando finalmente às mãos de Bernardim Freire de Andrade a 4 de Setembro.