segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Carta de D. Miguel Pereira Forjaz, Brigadeiro Ajudante General do Exército Português, ao Tenente-Coronel Nicholas Trant (29 de Agosto de 1808)



Tendo recebido o Senhor General em Chefe do Exército português a comunicação que lhe foi feita pelo Senhor General em Chefe [sic] do Exército inglês, de que o corpo português que Vossa Senhoria comanda se deveria reunir hoje aqui com ele, e não o encontrando aqui me ordena [que] participe isto mesmo a Vossa Senhoria, assim como de que necessita que o dito corpo se lhe reúna quanto antes, em consequência do que espera que Vossa Senhoria o faça pôr logo em marcha para este sítio.
Quartel-General da Encarnação, sobre o caminho de Mafra, 29 de Agosto de 1808, às 8 horas da noite.

D. Miguel Pereira Forjaz, Brigadeiro Ajudante General.

[Fonte: Luís Henrique Pacheco Simões (org.), "Serie chronologica da correspondencia diplomatica militar mais importante do General Bernardim Freire de Andrade, Commandante em Chefe do Exercito Portuguez destinado ao resgate de Lisboa com a Junta Provisional do Governo Supremo estabelecido na cidade do Porto e o Quartel General do Exercito Auxiliar de S. Magestade Britanica em Portugal", in Boletim do Arquivo Histórico Militar - Vol. I, Lisboa, 1930, pp. 153-227, p. 219 (doc. 50)].