segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Carta do General Wellesley ao Major General Ferguson (29 de Agosto de 1808)


Torres Vedras, 29 de Agosto de 1808.



Meu caro General:

Envio-vos as minhas cartas ao General Burrard, as quais rogo que me devolvais quando as tenhais examinado. Elas contêm a minha opinião sobre a linha de operações que deveria ter sido seguida pelo corpo de Sir John Moore; e como as tropas debaixo do seu comando estavam quase todas desembarcadas no dia 21, é quase certo que se este plano tivesse prosseguido, e as tropas não tivessem voltado a reembarcar, deveríamos estar há alguns dias atrás numa situação de recusar aos franceses qualquer capitulação que não fosse feita sobre os termos da entrega da suas armas. Contudo, tal como agora nos encontramos, não temos outra alternativa senão retirá-los de Portugal tão rápido, e a tão pequeno custo de honra, quanto possamos.
Acreditai em mim, etc., 

Arthur Wellesley