sábado, 30 de julho de 2011

Carta do General Wellesley ao Almirante Sir Charles Cotton (30 de Julho de 1808)



H.M.S. Donegal, diante da Figueira, 30 de Julho de 1808 


Senhor:

Cheguei aqui hoje, e recebi ofícios da Inglaterra datados do passado dia 15*, pelos quais percebo que é provável que um reforço de 5.000 homens esteja a chegar aqui brevemente. 
Tenciono desembarcar aqui depois de amanhã, mas não deverei marchar para diante até que tenha notícias do meu reforço vindo da Inglaterra, ou da chegada do General Spencer. Penso que é provável que ele venha para aqui agora, pois julgo que o General Castaños derrotou Dupont numa batalha travada no passado dia 20, e que Dupont rendeu-se sob a condição de ser enviado para a França por mar. Se isto for verdade, não há nada que detenha o General Spencer naquela parte. 
Tenciono observar Peniche à medida que vá marchando em direcção a Lisboa, e se tiver alguma expectativa de conseguir um sucesso imediato, atacarei a praça. Mas para ser capaz de efectuar este objectivo, devo ter artilharia de calibre 24; e como pode haver necessidade de ter esta artilharia em Peniche, e como desejo aproveitar-me tanto tempo quanto for possível da assistência do Capitão Bligh, sou induzido a pedir-vos que permitais que o Alfred continue connosco enquanto for possível. Deixarei de conservar tanto este navio como o Donegal logo que chegue o momento de atacardes a esquadra**. 
Se se dirigir para a boca do Tejo qualquer uma das frotas que têm a bordo as dispensas da artilharia, o corpo do General Spencer, ou os reforços vindos da Inglaterra, agradecer-vos-ei que a envieis para aqui, com ordens para ficar na costa, para o caso das circunstâncias nos permitirem comunicar com elas. 
O Capitão Malcolm escrever-vos-á sobre os soldados da marinha, que devem ser enviados na [chalupa canhoneira] Blossom e na [fragata] Lively
Acreditai em mim, etc. 

Arthur Wellesley 

[Fonte: Lieut. Colonel Gurwood (org.), The Dispatches of Field Marshal the Duke of Wellington, K. G. during his various campaigns in India, Denmark, Portugal, Spain, the Low Countries, and France, from 1799 to 1818 – Volume Fourth, London, John Murray, 1835, pp. 38-39]. 
____________________________________________________________

Notas:

* Nesse dia 15 de Julho de 1808, o Secretário de Estado da Guerra do Governo britânico, Lord Castlereagh, remeteu pelo menos três ofícios a Wellesley: 

** Wellesley referia-se à esquadra russa ancorada no Tejo.