sábado, 20 de agosto de 2011

Carta do General Arthur Wellesley ao General Bernardim Freire de Andrade (20 de Agosto de 1808)



Vimeiro, 20 de Agosto de 1808, ao meio-dia.


Meu General: 

Acabo de receber a vossa carta de ontem*. O inimigo continua em Torres Vedras; e não creio que podereis ali chegar sem atacardes os seus postos.
Fareis melhor em irdes para a Lourinhã esta tarde; e em seguirdes a marcha do Exército inglês amanhã de manhã. É provável que o inimigo siga a minha marcha, e que o fará pela estrada real, enquanto eu avançarei pela estrada de Mafra. Se ele assim o fizer, fareis melhor em esperar até que ele me tenha um pouco avançado. 
Tenho a honra de ser vosso muito obediente e servidor,

Arthur Wellesley

[Fonte: Luís Henrique Pacheco Simões (org.), "Serie chronologica da correspondencia diplomatica militar mais importante do General Bernardim Freire de Andrade, Commandante em Chefe do Exercito Portuguez destinado ao resgate de Lisboa com a Junta Provisional do Governo Supremo estabelecido na cidade do Porto e o Quartel General do Exercito Auxiliar de S. Magestade Britanica em Portugal", in Boletim do Arquivo Histórico Militar - Vol. I, Lisboa, 1930, pp. 153-227, p. 195 (doc. 26)].
_____________________________________________________________

Nota: 

* A aludida carta não se encontra publicada.