terça-feira, 21 de junho de 2011

Carta de Sepúlveda, em nome da Junta de Bragança, à Junta Suprema do Reino da Galiza (21 de Junho de 1808)



Havendo esta província de Trás-os-Montes tomado a nobre resolução de sacudir o jugo francês que nos oprimia, hoje, 21 do corrente Junho, proclamou com bando solene [a] guerra aos franceses e arvorou as quinas portuguesas; formando-se uma Junta de representantes de todos os estados da província para deliberar e decretar tudo aquilo que for conducente aos bens dos povos e ao feliz êxito da guerra; e pondo-se em armas toda a tropa possível, a fim de repelir a força e obrar belicamente onde e como melhor convenha. E como os interesses desta província são os mesmos que os de toda a Espanha, temos a honra de participar a Vossas Excelências a nossa resolução para nos ajudarmos mutuamente nas urgências da causa comum; rogando a Vossas Excelências [que] se dignem [a] comunicar-nos as novidades que ocorrerem, que nós da nossa parte faremos outro tanto.
Da Praça de Almeida consta com toda a certeza [que] saíram três ou quatro mil franceses, e há motivos de supor que se encaminham ao Porto; e como por ali podem penetrar a esta província, nos pareceu necessário participar isto a Vossas Excelências; e por estarmos ainda com a tropa por organizar, é indispensável que Vossas Excelências queiram secundar as nossas boas intenções, enviando-nos dois oficiais Generais que possam comandar as nossas tropas (pois que o nosso Excelentíssimo Presidente se acha impedido na Junta) e ao mesmo tempo alguma artilharia e infantaria de linha que possa animar a nossa, a qual está há muitos tempos sem disciplina e ainda mal organizada; esperando que esta providência seja rápida, porque os movimentos dos franceses o são também.
O oficial portador desta [carta] melhor exporá a Vossas Excelências a nossa resolução, o nosso estado e as nossas provisões; rogamos a Vossas Excelências [que] o ouçam benignamente e se sirvam atendê-lo em quanto for possível.
Deus Guarde a Vossas Excelências.
Quartel-General de Bragança, em Junta de 21 de Junho de 1808.

Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda
Tenente-General e Presidente

P.S. Inclusa remetemos uma cópia da nossa proclamação; e podemos certificar que uma parte da província do Minho tem tomado igual resolução.


[Fonte: Archivo Histórico Nacional de España, "Estados de Fuerza de las tropas españolas en Portugal. Documentación relativa a los ejercitos de la provincia de Tras-os Montes, así como a subsistencias y pasaportes de ciudadanos", ES.28079.AHN/5.1.145.4.1.1.57.3//DIVERSOS-COLECCIONES,87,N.27].