sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O percurso de Salamanca a Abrantes visto pelo General Foy





















[Fonte: Général FOY, Histoire de la guerre de la péninsule sous Napoléon – Tome II, Paris, Baudouin Frères Editeur, 1827, pp. 351-367]




Ver num mapa maior



A azul, o percurso de Salamanca a Alcántara.
A amarelo, o percurso da vanguarda (composta por uma companhia de atiradores, o 70.º regimento de infantaria, duas companhias de sapadores catalães, o regimento de hussardos espanhóis de Maria Luísa, as 1.ª e 2.ª divisões de Infantaria, e a divisão de Carrafa).
A azul claro, a passagem da fronteira do restante corpo do exército. Talvez em Zebreira, este restante corpo foi dividido em duas colunas (assinalas a verde e a vermelho, respectivamente).  
Em Castelo Branco, o exército voltou a dividir-se: A vanguarda (a amarelo), agora já mais pequena, continuou o percurso de Castelo Branco até Abrantes por um caminho praticável por homens e cavalos. O Estado-Maior, a 1.ª Divisão e maior parte das colunas da retaguarda e algumas carruagens com artilharia seguiram de Castelo Branco a Abrantes pela estrada mais larga, mas que contava com bastantes dificuldades (a violeta)