sexta-feira, 15 de julho de 2011

Carta de Lord Castlereagh, Secretário de Estado da Guerra, ao General Dalrymple, Governador de Gibraltar (15 de Julho de 1808)



Downing Street, 15 de Julho de 1808

Senhor:

Informo-vos que Sua Majestade, aprovando bastante o zelo e juízo que marcou toda a vossa conduta durante os últimos acontecimentos importantes que tiveram lugar na Espanha, foi servida confiar-vos, presentemente, o comando em chefe das suas forças empregadas em Portugal e na Espanha, com Sir Harry Burrard como segundo no comando.
Lord Collingwood receberá ordens para colocar uma fragata à vossa disposição, de forma a terdes os meios de vos transferirdes para qualquer ponto do vosso comando onde a vossa presença possa, segundo as circunstâncias, ser mais requerida; o comando da guarnição de Gibraltar fica entregue, durante a vossa ausência, ao Major General Drummond, ou ao seguinte oficial no comando.
Junto cópias das instruções que tinham sido dadas a Sir Arthur Wellesley, n.os 1, 2, 3 e respectivos anexos, que avançou para executá-las, tendo ordens para transferir o seu comando a algum oficial mais graduado.
Sou, etc.,

Castlereagh

[Fonte: Memoir, written by General Sir Hew Dalrymple, Bart., of his proceedings as connected with the affairs of Spain, and the commencement of the Peninsular War, London, Thomas and William Boone, Strand, 1830, pp. 48-49. Os itálicos aparecem nesta fonte].