quarta-feira, 22 de junho de 2011

Carta do Coronel Francisco da Silveira ao Corregedor de Monterrei e ao Administrador da Alfândega de Verín (22 de Junho de 1808)



Sendo-me necessário tratar com alguma autoridade do Reino da Galiza, lembrei-me de Vossas Mercês. Eu sou conhecido, [e estou] seguro que as províncias de cá do Douro estão em armas; entra neste número a cidade do Porto, [tendo] à sua testa o Excelentíssimo Bispo; assim, venham debaixo do meu seguro, e [saibam] que os portugueses são amigos e irmãos dos galegos. 
Chaves, 22 de Junho de 1808. 


[Fonte: Archivo Histórico Nacional de España, "Estados de Fuerza de las tropas españolas en Portugal. Documentación relativa a los ejercitos de la provincia de Tras-os Montes, así como a subsistencias y pasaportes de ciudadanos", ES.28079.AHN/5.1.145.4.1.1.57.3//DIVERSOS-COLECCIONES,87,N.27].