segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ordem do dia do Grão-Duque de Berg ao exército francês em Madrid (2 de Maio de 1808)




Ordem do dia

A população de Madrid sublevou-se, e provocou assassinatos. Sei que os bons espanhóis gemeram por causa destas desordens; estou muito longe de confundi-los com aqueles miseráveis que não querem senão o crime e a pilhagem. Mas o sangue francês foi derramado e pede vingança; e por conseguinte ordeno o seguinte:

Artigo 1.º O General Grouchy convocará esta noite a comissão militar.

Art. 2.º Todos os que foram presos na desordem e com as armas na mão serão fuzilados.

Art. 3.º A Junta de Estado vai fazer desarmar os habitantes de Madrid. Todo os habitantes que depois da execução desta ordem forem encontrados armados ou que conservem armas sem uma licença especial, serão fuzilados.

Art. 4.º Todo o lugar onde seja assassinado um francês será queimado.

Art. 5.º Toda a reunião de mais de oito pessoas será considerada como uma associação sediciosa, e desfeita a tiros de espingarda.

Art. 6.º Os amos ficarão responsáveis pelos seus criados; os chefes de oficinas, artesãos e afins, pelos seus empregados; os pais e as mães pelos seus filhos; e os prelados dos conventos pelos seus religiosos.

Art. 7.º Os autores, vendedores e distribuidores de libelos impressos ou manuscritos que provoquem a sedição, serão considerados como agentes da Inglaterra, e fuzilados.

Dada no nosso Quartel-General de Madrid, a 2 de Maio de 1808.

Joachim

Por ordem de Sua Alteza Imperial e Real

O chefe do Estado-Maior, General Belliard


[Fonte: Conde de Toreno, Historia del Levantamiento, Guerra y Revolución de España - Tomo I, Madrid, Imprenta de Don Tomas Jordan, 1835, pp. 67-69 (apéndices)]